.PILOTO
O PILOTO RICARDO LEAL DOS SANTOS
Os vários sucessos conquistados, bem como a conhecida consistência ao longo da sua carreira, fazem de Ricardo Leal dos Santos um dos mais promitentes pilotos no TT internacional.

Aventura e performance
Determinado e rápido, com uma invulgar capacidade para superar dificuldades, Ricardo Leal dos Santos apresenta um percurso desportivo pleno de consistência e diversidade, que lhe permite ser actualmente um dos mais cotados pilotos portugueses. Aventureiro nato, já participou no Rali Dakar aos comandos de um Quad, prova que venceu de carro sem navegado, numa carreira em que desistências e acidentes são praticamente inexistentes.

Nas suas mais recentes participações no Rali Dakar, integrado na equipa oficial da MINI, Ricardo Leal dos Santos obteve dois sétimos lugares, destacou-se na sua performance e levou o seu MINI sobrecarregado de combustível e peças sobresselentes ao topo da classificação em algumas etapas e conseguindo a vitória na 14ª etapa do Rali Dakar de 2012.

Início muito jovem
Nos registos históricos consta como sendo o mais jovem piloto federado em Portugal. Uma carreira que começa em 1985, no Karting, onde teve como adversários pilotos do calibre de Pedro Lamy, Manuel Gião e Pedro Couceiro. Sagra-se vice-campeão na Taça de Portugal/Categoria Primavera em 1987, resultado que repete no ano seguinte, desta feita na Categoria Verde.

Título mundial em Quad
Depois de um considerável interregno, a carreira de Ricardo Leal dos Santos recomeça em 1995, quando aposta nas competições de Quad. Em 1997 entra para a história da modalidade ao vencer o Rally da Tunísia, sendo o primeiro piloto de Quad a conseguir terminar a prova. Continuando a desbravar caminhos nunca antes percorridos pelos pilotos de Quad é, em 2003, o primeiro português a terminar o Rali Dakar nesta disciplina.

No ano seguinte encerra de forma brilhante as suas participações em Quad, ao conquistar a Taça do Mundo, depois de registar triunfos em provas como o Rally do Oriente e o Rally dos Faraós.

Paixão pelo todo-o-terreno
Em 2004 decide experimentar a sua sorte nos automóveis. A estreia teve lugar na internacional Baja Vodafone 1000, onde se apresenta aos comandos de um velhinho Mitsubishi Pajero com o qual conquistou um brilhante 2.º lugar na categoria T1. Quase sem assistência e ao volante do mesmo carro pouco competitivo, participa no Rali Barcelona - Dakar tendonão só terminado a prova, como alcançado um excelente5.º lugar na categoria T1/Gasolina.

Vitória a solo no Dakar
Com originalidade e irreverência bem vincadas nos seus projectos, opta por uma participação a Solo no Rali Dakar 2006. Termina a prova, um desempenho que até então apenas oito pilotos tinham conseguido e vence também a categoria, feito que repetiu em 2007.

Melhor equipa privada no Rally Dakar
Já com navegador e passando a tripular um BMW X5 privado obtém resultados por diversas vezes superiores aos mais evoluídos BMW X3, facto que mereceu a atenção da equipa X-raid. No Rali Dakar Argentina-Chile 2010 consagra-se a melhor equipa privada e o piloto passa a integrar a equipa X-raid com o BMW X3.

7.º Lugar no Rali Dakar na estreia como piloto oficial da BMW
Na edição de 2011 do Rali Dakar, onde pela primeira vez participou na prova rainha do TT mundial como piloto de uma equipa oficial, conquistou um 7º lugar absoluto, numa prova onde a sua performance foi amplamente elogiada, passando definitivamente a pertencer à elite mundial do Todo-o-terreno.

Primeira vitória numa etapa do Dakar
Sendo determinante na dobradinha conseguida pela MINI ao retirar o colega de equipa Nani Roma de um buraco com uma manobra complicada, Ricardo Leal dos Santos conquistou a vitória da 14.ª etapa e o 7º lugar final - e se não fosse um infeliz atascamento numa pequena poça movediça que o reteve 2h30m, o 4º final seria seu.

Novos horizontes
Marcando presença nas principais provas de todo o terreno mundiais, Ricardo Leal dos Santos aplica o seu know how no desenvolvimento de um carro de corrida competitivo, que se estreou no Rali Dakar 2015 e deu provas da sua performance na Baja Aragón 2015.

Visitar Página Oficial do piloto



CONTACTOjpbarros@newspeed.pt REDES SOCIAISfacebook | youtube TODOS OS DIREITOS RESERVADOSbamp-dakar.com © 2014 DESENVOLVIDOlucasview.com